Circula nos grupos de comunicação do MDB um vídeo do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, instigando o pré-candidato do partido a governador, Gabriel Souza, a assumir que deseja ser vice de Eduardo Leite. São 42 segundos, nos quais Melo repete o que vem dizendo para outros interlocutores: que Gabriel precisa dizer que quer ser vice.
Em tom exaltado, Melo diz:
“Não é pecado ser vice. Só tem que assumir. Eu estou dentro da minha casa. Se eu não puder dizer isto aqui, eu não posso dizer em nenhum outro lugar. Não é pecado ser vice-governador. Não pode postar como candidato a governador e estar negociando para ser vice. Isso não é o padrão do MDB do Rio Grande do Sul. Se nós levarmos desse jeito, nós vamos ter três desfechos disso. Nós vamos macular o passado do nosso partido e vai ter três grupos na eleição que vem: uns que vão estar com Bolsonaro, outros com Eduardo Leite e outros que vão cruzar os braços. Isso é ruim para o partido. Isso é péssimo para um partido, é péssimo para uma bancada, é péssimo para tudo. Isso eu não acho correto e tinha obrigação de dizer, pela minha maneira de fazer política".
Questionado pela coluna sobre o vídeo, Gabriel respondeu:
— Esses dias brinquei com o senador Simon que ele é franciscano e eu, dado meu silêncio frente aos constantes ataques que tenho recebido dos meus próprios companheiros, estou virando budista. Vou seguir assim, o silêncio é o maior grito de revolta. Estou inscrito na convenção para concorrer a governador.
A inscrição foi formalizada na manhã desta quinta-feira (28), em carta dirigida ao presidente do MDB, Fábio Branco. Como foi escolhido pelo diretório para ser candidato a governador, Gabriel entende que precisa submeter seu nome à convenção, que começa às 8h30min de domingo (31), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. A convenção decidirá se indica o vice de Leite ou se disputa a eleição em faixa própria. Se vencer a tese da candidatura própria, Gabriel estará no páreo. Até agora, ele é o único inscrito.
— Com esta inscrição concluo um ciclo que iniciei no dia 27 de março, como pré-candidato ao governo do Estado pelo meu partido, o MDB. Nestes meses visitei mais de 100 municípios e tive uma importante acolhida ao meu nome e às minhas propostas. Espero que no próximo domingo os convencionais votem de maneira consciente e decidam o que é melhor para o MDB e para o Rio Grande — disse Gabriel Souza ao formalizar a inscrição.
Ato falho ou recado direto?
Na noite de quarta-feira (27), o prefeito Sebastião Melo participou do lançamento da candidatura de Felipe Cruz Pedri a deputado federal pelo PL. Depois de exaltar as qualidades do candidato e de agradecer o que ele fez pelo Museu de Arte de Porto Alegre quando trabalhou em Brasília, Melo fez uma a saudação aos presentes:
— Quero cumprimentar meus dois vereadores queridos, o Bobadra e a Fernanda Barth, o nosso querido Valter Nagelstein, e deixar um abraço ao meu amigo, grande embaixador da cidade de Porto Alegre, governador Onyx Lorenzoni.