O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em razão da viagem do prefeito Sebastião Melo à Suécia e à Dinamarca, o vereador Idenir Cecchim (MDB) será prefeito em exercício de Porto Alegre por uma semana. Cecchim assumiu o comando do Poder Executivo em cerimônia no sábado (7) à noite e ocupará a cadeira de Melo até o próximo sábado (14). O vice-prefeito Ricardo Gomes, primeiro na linha de sucessão, está em férias.
Ex-líder do governo no Legislativo, o vereador diz que não pretende fazer “malabarismos” no período:
— Não tenho pretensão de fazer malabarismos no Executivo. Apenas vou cumprir as atribuições inerentes ao cargo, com muita honra, mas muita humildade.
Enquanto Cecchim exerce as funções de prefeito, o vereador Giovane Byl (PTB), primeiro vice-presidente da Câmara, fica no comando do Legislativo municipal.
Na missão à Europa, Melo irá em busca de projetos sustentáveis que possam ser implantados na Capital para cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow, no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050.
Integram a comitiva do prefeito os secretários do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, e da Comunicação, Luiz Otávio Prates, a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade, Rovana Bortolini, e o diretor de Relações Internacionais, Ricardo Sondermann.
Sem parar
Preocupado com a produtividade da Câmara Municipal em ano eleitoral, no qual muitos parlamentares serão candidatos a outro cargo, Idenir Cecchim resolveu manter a permissão para que os vereadores participem das sessões plenárias e votem por videoconferência.
O vereador garante que as votações seguirão normalmente às segundas e quartas-feiras, dias de sessões deliberativas no parlamento municipal.
— Tenho certeza de que a responsabilidade dos vereadores falará mais alto que a eleição — afirma.