Convidado pelo Atlantic Council a oferecer uma perspectiva estadual sobre os rumos do Brasil, nesta quinta-feira (10), o governador Eduardo Leite foi mais questionado sobre a eleição presidencial deste ano do que sobre o ambiente de negócios e perspectivas de investimento.
Transmitido pela plataforma Zoom, a primeira parte do encontro foi um talk show conduzido por Valentina Sader, que apertou mas não conseguiu arrancar uma resposta positiva sobre a candidatura, embora o governador tenha confirmado que está trabalhando para quebrar a polarização que aponta para um segundo turno entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.
Leite falou sobre as medidas adotadas para enfrentar a pandemia, as reformas aprovadas no Rio Grande do Sul e a abertura para investimentos em inovação.
Leite traçou um perfil de candidato que coincide com o dele. Disse que o Brasil precisa de um presidente com capacidade de gestão e com habilidade política para conversar com o Congresso e aprovar as reformas que o governo Bolsonaro prometeu e não entregou. Acrescentou que, para ser viável, o candidato da terceira via não pode ter rejeição alta:
— Bolsonaro tem eleitores que só votam nele porque não querem Lula. E há eleitores de Lula que só votam nele para tirar Bolsonaro do poder.
À saída, em breve entrevista, reafirmou que ainda não tomou a decisão de concorrer a presidente porque precisa concluir algumas conversas. Apesar de o presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmar aos quatro ventos que está tudo definido, Leite disse que precisa ter certeza de que não ficará sozinho.
A ideia é dar a largada com apoio sólido para conquistar adesões até o mês de julho. O União Brasil, um dos partidos com quem Leite vem conversando, não deverá tomar a decisão agora.
"Happy birthday to you"
Eduardo Leite completou 37 anos nesta quinta-feira e ouviu incontáveis vezes a expressão "happy birthday".
No Atlantic Council, foi brindado com um muffin, minibolo com uma vela, que apagou sob as palmas dos integrantes do Adrienne Arsht Latin America Center.
Pouco antes, ele havia sido questionado sobre as dificuldades de fazer política sendo tão jovem e gay e respondeu que é preciso valorizar a diversidade.
Controle da pandemia
Na Universidade George Washington, Leite foi convidado a apresentar para um grupo de estudantes brasileiros e estrangeiros o caso do Rio Grande do Sul no enfrentamento à pandemia.
Em uma apresentação em inglês, como têm sido em todas as outras, apresentou os gráficos de evolução da pandemia e detalhou o modelo de distanciamento controlado e seu sucessor, o sistema dos três As (aviso, alerta e ação).
Casa em reforma
Os turistas que tiram fotos em frente à Casa Branca estranham os tapumes que escondem parte de uma das fachadas mais famosas do mundo. Engana-se quem pensa que se trata de um aparato de segurança: a casa do presidente Joe Biden, como a de qualquer mortal, está com uma reforma no jardim.
Espiando entre os tapumes é possível perceber a terra revirada. Nos canteiros visíveis, estão começando a nascer as tulipas.
Em duas semanas, Washington inteira estará vestida de rosa, com a floração das cerejeiras e das magnólias.