Como antecipado pela coluna na quarta-feira (24), o deputado estadual Gabriel Souza será candidato único na reunião do diretório do MDB convocada para escolher o candidato do partido ao governo do Estado. Ele entregou o requerimento de inscrição às 8h30min desta quinta-feira (23), na sede do diretório estadual, 30 minutos antes do fim do prazo legal.
Após o encerramento do prazo, o MDB emitiu uma certidão de registro indicando que apenas o nome de Gabriel foi inscrito em tempo hábil.
Com a desistência do deputado federal Alceu Moreira de concorrer, caberá ao diretório decidir se aprova o nome de Gabriel. A votação ocorrerá presencialmente no domingo (27), das 9h às 11h30min, em reunião do colegiado na sede da Aiamu, em Porto Alegre.
Mesmo com a confirmação de Gabriel, o impasse sobre a candidatura a governador do MDB não deve terminar. Integrantes da chamada velha guarda do MDB estão convictos de que a escolha do diretório não tem validade. O argumento é de que o estatuto do partido delega à convenção a tarefa de indicar o candidato, e que o diretório apenas poderia chamar uma pré-convenção.
Essa interpretação abre caminho para que parte do partido não reconheça Gabriel como candidato e para que outro concorrente possa se apresentar na convenção partidária, entre julho e agosto.
De outro lado, aliados de Gabriel garantem que o estatuto respalda a escolha no diretório e que a convenção teria como atribuição apenas homologar a candidatura.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.