Antes de embarcar para Moscou, o presidente Jair Bolsonaro recebeu o senador Luis Carlos Heinze (PP), que foi a Brasília “carregando pedras”, literalmente. Heinze levou um presente especial da Dijhal Gemas: pedras da coleção particular de Ivanir Lodi, de Soledade, empresário que faleceu recentemente e que, segundo Heinze, era “fanático por Bolsonaro”. O mimo, um gruta de ametista, foi entregue ao presidente junto com uma lembrança para a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
A conversa, naturalmente, passou pela política. Heinze disse à coluna que Bolsonaro não pediu para que ele desista de concorrer a governador em favor do ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (PL), como se especulava:
— Pelo contrário. Reforcei o que já tinha dito a ele na presença do Nei Mânica (presidente da Cotrijal) e do deputado Ernani Polo: serei candidato e quero contar com o apoio de Bolsonaro. Ele terá dois palanques no Rio Grande do Sul. Cada um corre a sua carreira e quem tiver mais votos, leva.
Segundo o senador, Bolsonaro concordou que é positivo para ele ter dois palanques no Rio Grande do Sul. Heinze e Onyx também disputam alianças estratégicas. Uma delas, com o Republicanos, provável futuro partido do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República. A outra, o PTB.
A chapa ideal para Heinze seria encabeçada por ele, com uma mulher do PTB concorrendo a vice e Mourão ao Senado. Além da vereadora Tanise Sabino, que se colocou à disposição, o deputado federal Marcelo Moraes sugeriu o nome da deputada Kelly Moraes. Heinze já havia sondado a deputada Liziane Bayer, que está se saída do PSB.
— Gostaria que fosse uma mulher, com votos na Região Metropolitana. Mas não vou escolher vice. O partido que fechar conosco indica.
Liziane Bayer deve ir para o Republicanos, mas depende ainda do aval do bispo de sua igreja, o reverendo RR Soares, com quem Heinze vai conversar na próxima segunda-feira (21) em Brasília..
Nesta terça-feira (15), o senador vai se reunir com os quatro deputados federais do partido e o presidente do PP, o chefe da Casa Civil Ciro Nogueira, para tratar da eleição. Na pauta, a composição da nominata e o financiamento das campanhas.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.