Em meio à escalada militar na região e ao aumento das tensões entre Rússia e Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro viaja nesta segunda-feira (14) para Moscou, onde irá encontrar o colega russo, Vladimir Putin. A agenda oficial ainda não foi confirmada, mas a reunião entre os dois deve ocorrer na próxima quarta (16).
O embarque de Bolsonaro para a capital russa está previsto para as 18h, na Base Aérea de Brasília. Depois da agenda na Rússia, onde também encontrará empresários, o presidente brasileiro seguirá para a Hungria.
Segundo o portal G1, essa é a primeira visita do chefe do Executivo aos dois países. Em 2019, Putin esteve no Brasil para participar da cúpula do Brics — que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — e foi recebido por Bolsonaro no Palácio do Planalto.
— Fui convidado (a visitar a Rússia) pelo presidente Putin. O Brasil depende de fertilizantes da Rússia e da Bielorrúsia. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam ao nosso país, energia, defesa e agricultura — afirmou Bolsonaro, no último sábado (12), em transmissão ao vivo nas redes sociais.
A situação entre Rússia e Ucrânia vem sendo monitorada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e pelo Ministério da Defesa, e a equipe chefiada pelo ministro Augusto Heleno chegou a se manifestar contra a viagem.