Com a aposentadoria do coronel Vanius Cesar Santarosa, 53 anos, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior escolheram o coronel Claudio dos Santos Feoli, 48 anos, para ser o novo comandante-geral da Brigada Militar. A substituição é natural: Feoli é o atual subcomandante-geral da Brigada.
— Na política de dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, o comandante tinha de ser o Feoli. Da mesma forma, o a escolha do coronel Douglas como subcomandante segue a mesma lógica — disse o vice-governador.
Douglas da Rosa Soares, 48 anos, é o atual chefe do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos. É do subcomandante a tarefa de chefiar as operações.
— Ele tem formação operacional. É o que chamamos de “pé no barro” — afirma Ranolfo.
O secretário da Segurança Pública se ressente da saída de Santarosa, no auge da sua capacidade de trabalho, como se ressentiu da aposentadoria precoce de seus antecessores, mas é o regulamento da Brigada Militar que expurga os comandantes no momento em que ainda têm plenas condições de seguir trabalhando.
Santarosa vai para a reserva por ter completado 35 anos de Brigada Militar. Fez uma das carreiras mais brilhantes da corporação e, por isso, seu nome, junto com o da delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia, é lembrado para substituir Ranolfo a partir de abril, quando ele deixar a secretaria da Segurança para concorrer.
Ranolfo diz que é prematuro falar em sucessão, já que as conversas ainda nem começaram:
— Qualquer coisa que se diga hoje é especulação. Santarosa é um excelente nome, assim como Nadine, o secretário adjunto, Marcelo Frota, e o coronel Mario Ikeda, secretário da Segurança em Porto Alegre.
Os oficiais se encontraram com Ranolfo e com Leite no Palácio Piratini. O governador agradeceu a Santarosa pelos serviços prestados e desejou êxito aos novos comandantes.
— Estamos com condições de fazer investimentos nunca vistos antes no nosso Estado. Somente na Segurança Pública, estamos investindo R$ 280,3 milhões para a compra de equipamentos, viaturas, tecnologias e realizações de obras até 2022. Mais importante ainda que esses investimentos, é a integração e a qualidade dos nossos agentes da segurança pública — elogiou Leite.
Porto-alegrense, Feoli ingressou na BM em 25 de fevereiro de 1991. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2002) e pós-graduado em Segurança Pública e Estado Democrático de Direito pela Faculdade do Ministério Público (2011) e em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Faculdade Estácio de Sá (2017).
Atuou como oficial superior no antigo Batalhão de Operações Especiais (BOE), no gabinete do comando-geral, na Casa Militar e como comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque. Depois, assumiu a chefia do Comando de Policiamento de Choque (CP Choque), criado em dezembro de 2020 para centralizar a gestão dos seis BP Choques do Estado e, em maio de 2021, tomou posse oficialmente como subcomandante-geral da BM, cargo que deixa para assumir o mais alto posto da corporação.
O novo subcomandante-geral também é nascido em Porto Alegre. O coronel Douglas ingressou na BM em 20 de fevereiro de 1991. Egresso do Colégio Tiradentes, concluiu o bacharelado em Direito pela IMed/POA em 2020. Na carreira da BM, já teve passagens como oficial subalterno e intermediário no 9°, 20°, 21° e 29º Batalhões de Polícia Militar (BPM) e no 4° Regimento de Polícia Montada (4º RPMon). Na sequência, foi comandante do extinto Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e subcomandante do antigo BOE, que mais tarde passou a se chamar Bope, unidade a qual também assumiu posteriormente como comandante.
Ao longo da carreira, o oficial se especializou em operações de risco, concluindo os cursos de Gerenciamento de Crises (2001, pela Academia de Polícia Militar), de Operações Especiais (2005, pelo antigo BOE) e de Técnico Explosivista Policial (2008, pela Academia Nacional de Polícia, do Departamento de Polícia Federal). O coronel ainda teve passagens como subcomandante e comandante do 11° BPM.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.