Quem acompanhou nos últimos dois anos a transformação de velhos galpões abandonados no futurista Instituto Caldeira não duvida que o visionário Pedro Valério, o executivo-chefe, consiga transformar em realidade, já em março, o sonho do “Campus Caldeira”.
O projeto, para o qual está reservada uma ala no velho prédio das Indústrias A. J. Renner, junto ao DC Navegantes, prevê parcerias com universidades e institutos tecnológicos para formar a mão de obra qualificada que falta às empresas hoje.
A ideia é atrair jovens de escolas públicas e abrir caminho para que entendam os conceitos da nova economia e sejam inseridos no mercado de trabalho.
A educação é um dos pilares da filosofia do empreendedor A. J. Renner, que em 1918 importou caldeiras da Escócia para colocar em pé uma indústria que revolucionou o Quarto Distrito de Porto Alegre.
O projeto do Campus Caldeira conversa com o plano estratégico da Secretaria Estadual da Educação, de dar um novo significado para o Ensino Médio. Só a união do poder público com a iniciativa privada pode resolver o problema da falta de emprego de um lado e da carência de trabalhadores qualificados de outro.
Receita Certa retoma pagamentos
Aos contribuintes que ainda não receberam a devolução do ICMS do programa Receita Certa, uma boa notícia: os pagamentos devem ser retomados na próxima semana.
Em dezembro, o governo reembolsou principalmente os cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha que indicaram o Banrisul para receber a devolução. O excesso de demanda atrapalhou o pagamento dos que pediram para receber por pix.
Com a virada do exercício, a Fazenda aguarda a solução de questões burocráticas para retomar os pagamentos, que vão de R$ 5 a R$ 193,04. O reembolso é trimestral, conforme o valor das notas em que o contribuinte pede para colocar o CPF.