Professores que atuam na rede pública e comunitária ou querem atuar como docentes têm a chance de estudar na PUCRS. De graça. A universidade está oferecendo 160 bolsas integrais para cursos de licenciatura. São 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 15 de fevereiro, por meio do site (clique aqui).
Oitenta por cento das bolsas serão para professores que já atuam na rede pública e comunitária. Docentes da Educação Infantil, em escolas municipais conveniadas com a prefeitura, serão os principais beneficiários.
Outras 20% serão dadas a candidatos que tenham realizado o Enem entre 2012 e 2020. A divulgação dos selecionados na 1ª chamada ocorre em 23 de fevereiro, e as matrículas presenciais na universidade devem ser realizadas no dia 24.
A PUCRS foi contemplada em um edital do Ministério da Educação e contou com o incentivo das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Porto Alegre e Guaíba, que encaminharam cartas de apoio se comprometendo a estimular seus docentes, sem formação superior, a participarem do processo. Os cursos são presenciais, mas também terão disciplinas online e práticas, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os candidatos ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em quatro anos.
Como se dará a seleção
- Professores em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas que atuem na Educação Infantil, do Ensino Fundamental 1 e 2, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão realizar uma prova de redação online. A prova será feita no dia 21 de fevereiro, às 18h, com duração de uma hora. No momento da matrícula, quem for selecionado deverá apresentar documento que comprove sua atuação profissional junto à rede pública e comunitária
- Candidatos que não atuem como professores em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas podem realizar a inscrição por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio em edições entre 2012 e 2020. É necessário ter alcançado nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Quem for selecionado nessa modalidade terá o compromisso de trabalhar um ano na rede pública de ensino e suas conveniadas com recebimento de bolsa