O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A aproximação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin com o ex-presidente Lula (PT) surpreende amigos e aliados do político, recém saído do PSDB. Neste domingo (19), o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra telefonou a Alckmin para tentar demovê-lo da ideia de ser candidato a vice de Lula em 2022.
Admirador das gestões de Alckmin em São Paulo, Turra tem amizade de longa data com o paulista. Em 2006, quando concorreu a governador pelo PP, declarou apoio à candidatura presidencial de Alckmin ainda no primeiro turno, mesmo enfrentando a tucana Yeda Crusius no pleito, e abriu espaço ao candidato do PSDB em seu programa de TV.
— Ele sempre foi um administrador muito competente. Estou tentando fazer minha parte porque acho que não fica bem para ele essa aproximação — afirmou Turra, que atualmente preside o conselho consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Alckmin disse ao ex-ministro que ainda não tomou decisão sobre seu destino em 2022, mas afirmou que está muito preocupado com o cenário econômico e deseja construir uma nova proposta alterativa de governo ao país. O paulista tem se aconselhado com o economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real e chefe de sua equipe econômica na campanha de 2018.
Fundador do PSDB, ele deixou a legenda na semana passada e deve se filiar ao PSB ou ao PSD. Ele também foi convidado pelo Solidariedade. Caso não seja o companheiro de chapa de Lula, Alckmin deve ser candidato ao governo de São Paulo pela quinta vez.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.