Em uma cerimônia realizada no início da tarde desta terça-feira (14), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, recebeu a medalha do Mérito Farroupilha, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Gabriel Souza (MDB), colega de partido de Melo e presidente do Legislativo.
Natural de Piracanjuba (GO), Melo recordou, em seu discurso, os tempos de juventude e a migração ao Rio Grande do Sul. Fez questão de citar a data exata em que chegou à Capital: 16 de fevereiro de 1978. Admirador de Leonel Brizola, lembrou que se filiou ao MDB por influência do ex-senador Pedro Simon, para combater a ditadura.
— Eu faria tudo de novo. A democracia é o pior dos regimes, exceto os outros — afirmou.
Melo também defendeu as reformas política (a mais importante, segundo ele) e tributária, com a ampliação de recursos aos municípios. E convocou uma união entre os políticos para combater a fome crescente no país.
— Nós precisamos, enquanto agentes políticos, tomar decisões de olhar para todos, mas olhar especialmente para os que mais precisam.
Em seu pronunciamento, Gabriel Souza teceu elogios a Melo e relembrou a trajetória política do prefeito:
— Se tem alguém que queria muito ser prefeito de Porto Alegre, esse alguém é Sebastião Melo. É um peixe dentro da água atuando como prefeito da Capital.
Cargo na Assembleia
O arquiteto Alládio Teixeira Álvares Júnior foi nomeado para um cargo de assessoria na Assembleia Legislativa. Alládio é marido da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira (PSDB). A nomeação consta no Diário Oficial da Assembleia de segunda-feira (13).
Alládio foi designado para o cargo de "Assessor Especial II, padrão CCPL-13" na superintendência de Comunicação e Cultura, cuja remuneração é de R$ 11.002,22 mensais. No entanto, vai trabalhar efetivamente no departamento de Logística do Legislativo. De acordo com o presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), isso ocorreu porque não há cargos em comissão disponíveis no departamento.
Conforme o deputado, a principal função de Alládio será colaborar na formulação dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs) da Assembleia, que atualmente conta com apenas um arquiteto e um engenheiro para efetuar o trabalho.
— Não foi uma indicação de bancada, ou política, foi uma oportunidade. Ficamos sabendo que havia esse profissional disponível e nos interessamos — relatou o parlamentar.
A secretária confirmou a informação de Gabriel e disse que "jamais condicionaria" a vinda ao Rio Grande do Sul a um arranjo desse tipo.
— Foi uma escolha do presidente da Assembleia. Não foi pedido meu ou pedido político de ninguém. Confesso que gostei, porque não está legal ficar longe da família — disse Raquel.
Desde que chegou ao Rio Grande do Sul, a secretária está morando sozinha em um hotel de Porto Alegre, longe do marido e dos demais familiares, que permaneceram em Goiás, seu Estado natal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.