Com a presença do ex-juiz Sergio Moro, a convenção do Podemos, no dia 4 de dezembro, deverá ser marcada pela filiação do primeiro deputado federal gaúcho ao partido. Trata-se de Maurício Dziedricki, que está deixando o PTB. O deputado ingressou com ação no TSE para homologar sua desfiliação do partido antes da janela partidária de março, sem correr o risco de perder o mandato.
Além do provável candidato à Presidência, estão confirmadas as presenças da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e dos senadores Lasier Martins (RS) e Álvaro Dias (PR). São esperados cerca de mil filiados.
A entrada de Moro é vista no Podemos como uma oportunidade para atrair nomes de peso e reforçar a nominata de candidatos a deputado estadual e federal, bem como reforçar a candidatura do senador Lasier Martins à reeleição. O vereador de Caxias do Sul, Mauricio Marcon, expulso do Novo, também deverá ter a ficha de filiação abonada por Moro.
O presidente do Podemos no Estado, Everton Braz, também ele oriundo do PTB, diz que está muito feliz com o momento vivido pelo Podemos no Estado:
— Vínhamos desde maio numa forte construção de nominata para as eleições do ano que vem. Em abril do ano que vem, quando se fechar a janela partidária, teremos representação na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado.
O nome do deputado estadual que já está fechado com o Podemos é mantido em sigilo para evitar que seu atual partido se movimente para impedir a transferência.