O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O clima tenso entre os governadores Eduardo Leite e João Doria, adversários na prévia do PSDB no próximo domingo (21), foi quebrado em breve encontro no Palácio Piratini, precedido de dois tuítes. Pouco antes das 17h, Leite escreveu em seu perfil: "Impossibilitado de receber o governador de SP, @joaodoriajr, no aeroporto para dar boas vindas ao RS, fiz um convite a ele para visitar-me no Palácio Piratini. Temos estilos de ação política marcadamente diferentes, mas somos do mesmo partido, o PSDB, e queremos mudar o Brasil." Imediatamente Doria respondeu na mesma rede: "Prepara um café para mim e um chimarrão pra Bia. Estamos a caminho."
Doria chegou às 17h47min, acompanhado da esposa, Bia, e de parte dos secretários, e entrou pela porta principal do Piratini. Foi recebido pelo vice-governador Ranolfo Vieira Jr. e pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Leite chegou logo depois. A conversa entre os dois ocorreu na Sala dos Espelhos e durou cerca de 15 minutos. A maior parte do encontro foi aberta à imprensa.
O governador entregou um chimarrão para Bia, que é filha de um gaúcho que se transferiu para Pinhalzinho (SC). Tirou a máscara, sorveu alguns goles e passou a cuia adiante.
Apesar do clima tenso dos últimos dias, o breve encontro de Leite e Doria foi ameno e permeado por risos e troca de afagos. Leite disse que o Salão dos Espelhos merecia ter um quadro de Bia Doria, que é artista plástica. Ao fim, agradeceu a visita do governador paulista.
— O senhor tem amigos aqui (no Rio Grande do Sul), como eu tenho em São Paulo — disse.
— Essa é a democracia. Estaremos juntos no dia 22 — respondeu Doria, referindo-se à data posterior à prévia do PSDB.
Depois do Piratini, o governador de São Paulo seguiu para o próximo compromisso, no Plaza San Rafael, onde foi recebido pela ex-governadora Yeda Crusius, que o apoia. Doria veio ao Estado para conversar com os tucanos gaúchos e tentar ampliar a base de apoio para a prévia.
A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, fez questão de esclarecer, pelas redes sociais, que iria ao encontro de Doria, mas seu voto é de Eduardo Leite. No Twitter, escreveu: "Com muito respeito, aceitei o convite do governador @joaodoriajr para conversarmos hoje em Porto Alegre. Conheço-o há vários anos e temos uma boa relação. Doria sabe que meu voto é do @EduardoLeite_ nas prévias, mas isso não impede que troquemos ideias sobre questões partidárias."