O ministro da Educação, Milton Ribeiro, viaja ao Rio Grande do Sul na próxima semana para participar de um evento com mais de 300 prefeitos gaúchos em Gramado, na Serra. Denominado “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”, o encontro ocorre na segunda-feira (4), durante a Expogramado.
De acordo com a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), o objetivo é esclarecer dúvidas sobre programas, políticas públicas e prestação de contas dos municípios na área da educação. Além de Ribeiro, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes, e equipes técnicas da pasta estarão presentes.
Ribeiro e Lopes participarão da abertura do evento, em cerimônia ao lado do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, ambos do PP. Profissionais do Ministério da Educação também devem tirar dúvidas dos prefeitos em atendimentos individualizados durante o dia.
De acordo com Bonotto, os prefeitos devem aproveitar a oportunidade para solucionar dúvidas e, ao mesmo tempo, apresentar demandas ao ministro. No momento, a principal preocupação dos gestores municipais é a perspectiva de um reajuste superior a 30% no piso do magistério.
— Queremos um equilíbrio, com a valorização dos profissionais da educação, que são fundamentais, mas também precisamos chegar a um entendimento do que se pode dar. Não podemos dar um passo maior do que a perna e perder o equilíbrio das contas públicas — disse o prefeito.
O reajuste previsto para janeiro de 2022 é de 31,3%. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) afirma que esse percentual terá impacto de R$ 1,76 bilhão por ano nos 497 municípios do Rio Grande do Sul.