Jornalista formada pela PUCRS, colunista de Política de ZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.

Futura candidatura
Notícia

Escolha de Bolsonaro por novo partido terá reflexos na eleição do RS

PP e PL são as opções atuais do presidente, segundo ele mesmo

Alan Santos / Presidência da República/Divulgação
Presidente reacendeu discussão antes de viajar à Itália

O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço

Antes de embarcar para a Itália para participar do encontro do G-20, o presidente Jair Bolsonaro reacendeu, na semana passada, o debate sobre o partido que escolherá para disputar a reeleição em 2022. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente citou as duas opções com as quais trabalha no momento:

— Hoje em dia está mais para o PP ou o PL. Me dou muito bem com os dois partidos. Fiquei no PP uns 20 anos, tá? A decisão passa por aí. Agora, converso com as lideranças desses dois partidos.

Se confirmar a filiação a um desses dois partidos, Bolsonaro deverá indicar, ainda que indiretamente, qual será o candidato a governador que terá seu apoio no Rio Grande do Sul.

O PP, que foi a casa do presidente durante a maior parte de sua trajetória política, já lançou o senador Luis Carlos Heinze como pré-candidato ao governo. Heinze já está participando se seminários para elaborar o plano de governo e nutre a expectativa de ser apoiado por Bolsonaro na empreitada.

Quem também almeja o apoio oficial do Planalto para chegar ao Piratini é o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (DEM). Descontentes com a fusão do DEM com o PSL, de onde nascerá o União Brasil, Onyx e seu grupo político devem sair do partido. Embora ainda não tenham destino confirmado, uma pessoa próxima a Onyx confirmou à coluna que o PL é a opção mais provável.

Em Brasília, dirigentes dos dois partidos fazem movimentos explícitos para atrair o presidente, sobretudo pelo interesse em ampliar o desempenho eleitoral. Bolsonaro, por sua vez, já avisou que, seja qual for o partido escolhido, quer indicar metade dos candidatos ao Senado nos Estados.

Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta. 

Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00