A opção do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior pelo PSDB já era conhecida, mas faltava definir a data para sacramentar o ingresso. Será no dia 27 de setembro, segunda-feira, com a presença do governador Eduardo Leite, dos deputados do PSDB do Rio Grande do Sul e de líderes nacionais do partido.
Por causa da pandemia, a festa de filiação será híbrida, com parte dos convidados em sistema presencial e os demais em modo remoto.
Ranolfo deixou o PTB em resposta aos ataques do presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, que o insultou por ter apoiado as medidas restritivas durante a pandemia e ficado ao lado de Leite no episódio em que o delator do mensalão o fez ataques homofóbicos.
Nos próximos fins de semana, Ranolfo fará o que chama de “um rolê pelo Interior”, para filiar antigos companheiros do PTB ao PSDB. São prefeitos e ex-vereadores, já que os deputados precisam esperar pela janela de março de 2022, para não correr o risco de perder o mandato. Os vereadores só poderão trocar de partido em março de 2024.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.