Na audiência que teve com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (15), em Brasília, o prefeito Sebastião Melo saiu positivamente impressionado, embora não tenha recebido qualquer garantia de que as demandas apresentadas serão atendidas. Melo pediu socorro ao transporte coletivo e a liberação do aval do Tesouro Nacional à prefeitura de Porto Alegre, para que possa tomar os financiamentos internacionais que estão encaminhados.
— O ministro sinalizou que a portaria 4.395, que suspendeu o aval da União a Estados e municípios e que vence no dia 3 de outubro, não será reeditada — disse Melo à coluna.
Em relação ao transporte coletivo, o problema é mais complexo. Melo sugeriu a criação de uma espécie de SUS do transporte , com a formação de um fundo composto por recursos da União, dos Estados e dos municípios. O ministro respondeu que é difícil, porque liberou recursos demais no ano passado e que parte deles os entes federativos poderiam usar como quisessem.
— Respondi que, de fato, a prefeitura recebeu meio bilhão de reais do governo federal, mas o problema do transporte coletivo vai além da pandemia, o sistema está quebrado — contou Melo.
O prefeito sugeriu então a desoneração dos insumos que impactam na tarifa dos ônibus e saiu com a sensação de que Guedes foi receptivo:
— Ele achou que pode ser uma boa ideia. Nunca tinha falado com o ministro. Ele foi muito gentil, receptivo. Gostei dele, porque tem uma visão federalista, de valorização dos Estados e municípios — disse o prefeito.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.