Aprovada nesta quarta-feira (15), a convocação de Ana Cristina do Valle para depor à CPI da Covid precisa de um powerpoint como aqueles do ex-chefe da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, para ser entendido. Que raios a ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro tem a ver com a gestão da pandemia?
Ana Cristina é mãe de Jair Renan, o filho zero quatro do presidente da República, que tem ligações com Marconny Albernaz Faria, tido pelos senadores como lobista da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou o contrato suspeito para a compra da Covaxin pelo Ministério da Saúde.
O nome Marconny Faria pouco ou nada diz para os brasileiros em geral. Trata-se de um lobista, desses que brotam por todos os lados em Brasília. Tornou-se um personagem importante porque foram encontradas mensagens que poderiam ser traduzidas como o elo perdido que o liga a família Bolsonaro.
Em depoimento à CPI, Marconny disse que não tem negócios com Ana Cristina e que a conheceu por meio de Jair Renan Bolsonaro. Os senadores, porém, afirmam ter encontrado nas quebras de sigilo telefônico material comprometedor. Em resumo, Ana Cristina teria feito tráfico de influência no Palácio do Planalto, a pedido do lobista, pela nomeação do defensor público-geral.
Marconny confirmou que ajudou Jair Renan a criar “uma empresa de influencer” e o apresentou a um colega, advogado especializado em questões tributárias, que poderia ajudar o filho do presidente.
A se julgar pelo que ocorreu com outros convocados, é provável que Ana Cristina tente um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para não ser obrigada a dizer a verdade ou para não ser questionada sobre outros temas que não tenham ligação com o objeto da CPI. A pedra no sapato dela é a acusação de que coordenou a rachadinha em gabinetes dos filhos de Bolsonaro, enquanto os dois estiveram casados.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.