Pelo menos cinco pré-candidatos à eleição presidencial de 2022 participaram dos atos deste domingo contra o presidente Jair Bolsonaro e que em algumas capitais tiveram faixas repudiando também o ex-presidente Lula. Ciro Gomes (PDT), Joaõ Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania) estiveram na Avenida Paulista, no ato que reuniu o maior número de pessoas entre as capitais brasileiras. Eduardo Leite (PSDB) teve participação discreta na manifestação do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Leite chegou ao Parcão discretamente, acompanhado do economista Aod Cunha, usando máscara branca e camiseta preta com a inscrição “Democracia, amizade cívica, diversidade, tolerância, política, ética, diálogo, sustentabilidade, transparência, inovação”. Disse que estava ali como cidadão e não quis subir no carro de som. Convidado, concordou em dizer algumas palavras ao microfone:
— A democracia é a regra do jogo para que a gente possa conviver entre diferentes, mas não podemos tolerar um país que que insiste em colocar uns contra os outros. Não faltam problemas para a gente ser contra. Se é para ser contra, que seja contra a miséria, a corrupção, o poder pelo poder, a inflação.
Ao lado da deputada Juliana Brizola (PDT), continuou:
— Gasta-se muita energia atacando as pessoas. Por uma política que ataque os problemas reais da população e não ataque de uns contra os outros, nós estamos aqui. Para dizer que democracia brasileira vai resistir aos ataques antidemocráticos.
Leite ainda saudou “a maioria silenciosa” que não estava na rua mas que se preocupa com o país e busca uma saída para “este momento infeliz”.
— Se não for pelas regras constitucionais de um processo de impeachment, que seja nas urnas, nós vamos superar este momento crítico da história e fortalecer a democracia.
Deselegância
A visita do presidente Jair Bolsonaro a Esteio teve um momento de deselegância explícita com o governador Eduardo Leite, captado por vídeo de autor desconhecido.
Ao receber uma cesta de produtos coloniais, Bolsonaro apontou para um salame rindo:
— Esse salame aqui é do governador.
Os que o cercavam caíram na gargalhada com a piada sem graça, de cunho sexual.
Leite postou o vídeo em seu Twitter com a pergunta: "A esse cidadão que queriam que eu desse 'boas vindas' na Expointer?"