O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em ofício enviado ao governador Eduardo Leite e aos prefeitos do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) comunicou que passará a avaliar a transparência no processo de vacinação contra a covid-19. Serão analisados os sites oficiais e os portais de transparência do governo do Estado e das prefeituras.
De acordo com o TCE, o objetivo é garantir que a população tenha "informações claras e úteis" sobre a vacinação em sua localidade. Para orientar os gestores sobre os critérios que serão avaliados, o TCE disponibilizou um manual, que pode ser acessado neste link.
Entre os critérios considerados pela corte fiscalizadora, estão a disponibilidade de informações sobre a segurança, eficácia, potenciais riscos e benefícios de cada uma das vacinas contra a covid-19 utilizadas e a divulgação de endereços, telefones, horários de funcionamento das unidades de saúde que estão realizando a vacinação, bem como da documentação necessária para o procedimento. Também serão analisados os dados sobre o quantitativo de pessoas nos grupos prioritários e por faixa etária.
A ação do Tribunal seguirá o calendário apresentado pelo Palácio Piratini, que prevê a vacinação de toda a população gaúcha acima dos 18 anos até o dia 20 de setembro. Os resultados da avaliação serão divulgados no site do TCE-RS.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.