Cancelada no ano passado, em razão da pandemia, a visita dos líderes do PDT ao túmulo do ex-governador Leonel Brizola no dia de sua morte, 21 de junho, foi retomada em 2021. Nesta segunda-feira, o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, esteve em São Borja e participou da homenagem a Brizola no cemitério Jardim da Paz.
A ida ao município da fronteira tornou-se uma tradição anual para os pedetistas para celebrar a memória do ex-governador, que faleceu em 2004. No mesmo cemitério, estão enterrados os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, ícones do trabalhismo no país.
Acompanharam Lupi na visita o presidente estadual do PDT, Ciro Simoni, a deputada estadual Juliana Brizola (neta do ex-governador), os deputados federais Afonso Motta e Pompeo de Mattos e o ex-prefeito de Niterói (RJ), Rodrigo Neves, que será candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2022.
Brizola Neto, irmão de Juliana, e Christopher Goulart, primo da deputada e neto de João Goulart, também participaram da homenagem.
Falecido em 21 de junho de 2004, Leonel de Moura Brizola foi governador do Rio Grande do Sul de 1959 a 1963, duas vezes governador do Rio de Janeiro (1983 a 1987 e 1991 a 1994), prefeito de Porto Alegre e deputado federal e estadual. Concorreu à presidência da República pelo PDT em 1989 e em 1994, tirando o terceiro e o quinto lugar, respectivamente.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.