Reunidos nesta terça-feira (15) em Porto Alegre, para celebrar os 60 anos do BRDE e do Conselho de Desenvolvimento da Região Sul (Codesul), os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul discutiram um pacto de atuação conjunta no pós-pandemia. Eduardo Leite, Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR) e Reinaldo Azambuja (MS) conversaram sobre ações de curto e médio prazo na área de saúde, e avançaram para um plano estratégico de desenvolvimento regional.
No curtíssimo prazo, a preocupação dos governadores é com a falta de repasses do Ministério da Saúde para o custeio de atividades e serviços hospitalares, especialmente os demandados pela pandemia de covid-19. Com exceção dos recursos destinados ao custeio de leitos de UTI, neste ano, não houve repasses garantidos para as demais atividades.
Azambuja explicou que os governadores levarão ao ministro Marcelo Queiroga a sugestão de que seja elaborada uma ata global de unificação de preços de insumos, medicamentos e equipamentos para que Estados e municípios possam aderir, evitando a exploração por parte de fornecedores. Os quatro também sugerem um plano nacional para a realização de uma espécie de mutirão de cirurgias e diagnósticos eletivos, que ficaram represados nos últimos 15 meses diante do esgotamento da capacidade hospitalar e da necessidade de atender prioritariamente os pacientes da covid-19.
No médio prazo, o foco do Codesul será um plano de desenvolvimento que trate a região como bloco.
— Estamos olhando para os próximos 20 anos, identificando os setores econômicos para os quais somos vocacionados, transformações que devem acontecer e, portanto, as agendas que nossos Estados devem promover. Temos de olhar para além dos nossos mandatos, para além dos nossos quatro anos de governo — disse Leite.
A Macroplan, empresa de consultoria especialista na construção de cenários e prospecção de futuros, foi contratada para orientar a elaboração de um plano regional que deverá ser reproduzido em cada um dos Estados, respeitando os aspectos locais.
— Quando você não sabe aonde quer chegar, qualquer estrada serve. Nossos quatro Estados têm a obrigação de manter a cultura de planejamento e de organização e de pensar no futuro — reforçou Ratinho Júnior, atual presidente do Codesul.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.