Reunida com o prefeito Sebastião Melo na tarde desta quarta-feira (14), a vereadora Mariana Pimentel (Novo) apresentou um conjunto de sugestões para garantir o retorno das aulas em Porto Alegre “com responsabilidade e segurança para toda a comunidade escolar”.
Depois da reunião, Melo disse que vai adotar as ideias levadas pela parlamentar
— Contribuições da vereadora são excelentes para qualificar ensino e vamos aproveitar. Isso só vem reforçar a importância que temos com o tema. O Brasil tem jeito, passa pelas famílias e pelos alunos — disse o prefeito.
A primeira medida sugerida pela vereadora é criação do Serviço de Monitoria Covid, mediante contratação de serviço terceirizado. Mariana justifica que as escolas não teriam servidores para fazer o controle de temperatura dos alunos, nem para fiscalizar o cumprimento dos protocolos sanitários. A vereadora afirma que a falta de controle e orientação para a recepção dos pais e alunos gera insegurança da comunidade escolar
Como é consenso que por longo tempo os alunos e professores terão de lidar com o ensino híbrido, a vereadora propôs a adoção de um programa de treinamento para o ensino remoto, envolvendo alunos, pais, tutores e professores.
— É fundamental que toda a comunidade tenha conhecimento da plataforma, seja para o acompanhamento das atividades por parte dos pais, seja para a plena utilização da plataforma para alunos e professores — explica
Mariana ainda sugeriu a priorização de professores e alunos na vacinação contra vírus da gripe e a criação de um canal entre as secretarias da Educação e da Saúde, para que os trabalhadores da educação possam tirar dúvidas a respeito do coronavírus e buscar encaminhamento para a testagem.
A última indicação da vereadora foi de que a prefeitura disponibilize testagem com resultados em até 24 horas em caso de suspeita de contaminação de crianças, professores e funcionários de escolas, e protocolos ágeis para o isolamento dos profissionais com casos suspeitos de infecção.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.