Ainda sem data marcada, a eleição para o comando do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers-Sindicato) já mobiliza os grupos que devem disputar o comando da entidade. Representantes da situação defendem que a votação ocorra até o final de maio, enquanto uma das forças de oposição quer a postergação do pleito.
A eleição deveria ocorrer em 2020, mas foi adiada em razão da pandemia. Na ocasião, os mandatos dos dirigentes foram prorrogados. Desde janeiro, está definido que a escolha dos novos mandatários será por votação online. A data do sufrágio deve ser marcada até o final desta semana, pelo conselho-geral do Cpers.
A atual presidente do sindicato, Helenir Schurer, que vai concorrer ao terceiro mandato, afirma que a eleição deve ocorrer até o final de maio, sob pena de o sindicato ficar sem parte da direção a partir do mês seguinte.
— As cedências (para a atuação dos servidores ativos) terminam em 1º de junho e as pessoas voltam para as salas de aula. Isso geraria prejuízo para o sindicato, que ficaria quase acéfalo — diz Helenir.
De outro lado, o grupo de oposição Muda Cpers, que conta com dissidentes da atual direção, pressiona pela postergação da data da votação. O movimento, que deve apresentar uma chapa liderada pela secretária-geral, Candida Rossetto, afirma que "realizar o pleito neste momento responderá apenas à sanha aparelhista do grupo que está à frente da entidade".
"Sendo assim, o Campo 'MUDA CPERS' defende o adiamento das eleições até que seja seguro, do ponto de vista sanitário, e que a base possa, como sempre, discutir efetivamente o futuro do seu sindicato", diz nota publicada nas redes sociais.
Uma terceira força, liderada pela ex-presidente Rejane de Oliveira, também deve disputar a eleição. Rejane esteve à frente do sindicato por dois mandatos, de 2009 a 2014.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.