Coordenador do maior estudo epidemiológico sobre a covid-19 no Brasil, o ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Curi Hallal recebeu ontem a Medalha do Mérito Farroupilha, maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Zé Nunes (PT).
Além do governador Eduardo Leite, que participou da cerimônia presencialmente, o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) e a atual reitora da UFPel, Isabela Andrade, se pronunciaram durante o ato, por vídeo.
Em seu discurso, Hallal criticou a forma como o governo federal lidou com a pandemia e disse que, dos mais de 330 mil mortos pela covid-19, 250 mil poderiam ter sido salvos:
– Três de cada quatro brasileiros que morreram nessa pandemia, familiares e amigos daqueles que me ouvem, poderiam estar vivos, não fosse a negativa do governo brasileiro em seguir as recomendações da ciência.
Indicação e proibição
Por 50 votos a 2, a Assembleia aprovou nesta terça a indicação do ex-chefe da Casa Civil Otomar Vivian (PP) para a diretoria do BRDE. Os dois deputados do Novo foram contra.
Os deputados estaduais ainda aprovaram o projeto do governo que proíbe em definitivo as corridas de cães no RS e a emenda de Luciano Zucco (PSL) que veda a aplicação de tatuagens e piercings em animais para fins estéticos.