Correu o Brasil nesta quarta-feira (24), via WhatsApp, um vídeo de 15 segundos, em que o locutor diz: “Com raiva do PT, o Brasil foi pra mão errada. Com medo do Bolsonaro, o Brasil corre o risco de voltar pra mesma mão. Vamos dar uma virada neste país. Eduardo Leite. O Brasil na mão certa”.
A locução é ilustrada por três desenhos: da mão fazendo sinal de arma com o polegar e o indicador, símbolo do bolsonarismo, seguido do “L” invertido, usado nas campanhas de Lula (e que é visto como um L por quem olha de frente) e do “L” normal, quando o locutor cita o nome de Leite.
A coluna questionou o governador sobre a origem do vídeo. Resposta:
— Não foi feito por mim. Mas já tem muita gente se mobilizando e querendo ajudar e acabam queimando a largada.
O vídeo teria começado a circular a partir de São Paulo.
Em fevereiro, o governador recebeu no Palácio Piratini um grupo de deputados do PSDB que defende seu nome como candidato à Presidência em 2022. Leite deu sinal verde para que começassem as articulações, reafirmou que não será candidato à reeleição, mas ressaltou que sua prioridade era governar o Rio Grande do Sul.
Desde então, passou a ser criticado pelo presidente Jair Bolsonaro e atacado por seus aliados, como o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.