O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Previdência Social Jair Soares (PP) recebeu na manhã desta quarta-feira (24) a segunda dose da vacina contra a covid-19. Jair foi imunizado na Santa Casa de Porto Alegre com a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
O ex-governador relatou que a vacinação foi rápida e indolor e recomendou que todas as pessoas sejam vacinadas contra o vírus.
— A vacina é hoje a única arma que temos para controlar a incidência do coronavírus. Não há nenhum outro fator que possa fazer o controle de massa da doença — disse Jair à coluna.
O político, que também é advogado e cirurgião-dentista, lembrou que quando foi secretário estadual da Saúde (entre 1971 e 1979, nos governos Euclides Triches e Sinval Guazzelli), o Estado promoveu uma campanha de vacinação que imunizou três milhões de gaúchos contra a meningite meningocócica.
De acordo com o ex-governador, também graças às vacinas, o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a comunicar ao governo federal a erradicação da varíola, na década de 1970.
— Nós também tornamos obrigatório, por lei, que todas as crianças matriculadas na escola devem apresentar o comprovante de vacinação contra a BCG, que protege contra a tuberculose — rememorou.
Com 87 anos, Jair relatou que está reforçando a imunidade com o uso de fitoterápicos e vitaminas e que continua jogando tênis regularmente. Mesmo com as duas doses recebidas, não pretende baixar a guarda na prevenção ao vírus:
— Estou protegido, mas os cuidados vão ser iguais. Essa doença ainda é uma novidade.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.