Agora é oficial o que a coluna adiantou na segunda-feira (22): o deputado Edson Brum foi confirmado como novo secretário do Desenvolvimento Econômico. A posse ocorrerá em março, em data ainda não definida, porque deve ocorrer junto a outras mudanças no secretariado. A ampliação do espaço do MDB no governo dá mais conforto ao Piratini nas votações polêmicas, já que o partido tem oito deputados.
Brum já está montando a equipe. Para a presidência do Badesul, escolheu o veterano Odacir Klein, que já presidiu o BRDE e o Banrisul, foi secretário da Agricultura e ministro dos Transportes. A atual presidente do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, será diretoria-geral da secretaria e, nessa condição, secretária-adjunta.
Deputado estadual em quinto mandato, Brum ficará pouco mais de um ano no cargo, já que terá de sair em abril para concorrer à reeleição. Embora no início tenha resistido em aceitar o convite, o deputado está empolgado com a nova missão:
— A solução dos problemas do Rio Grande do Sul passa pelo desenvolvimento econômico. Mesmo com a pandemia, temos que olhar para a frente e apoiar as empresas para que retomem investimentos.
Uma das prioridades de Brum à frente da secretaria é desburocratizar os processos e alterar a lei do Fundopem, de forma a tornar o sistema mais ágil. Hoje, segundo o deputado, a liberação de um projeto demora entre seis e sete meses.
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, hoje comandada por Rodrigo Lorenzoni, foi separada do Turismo. Ainda não está definido se Lorenzoni continuará no cargo ou se a vaga será entregue ao PTB, já que seu partido, o DEM, vota sistematicamente contra o governo nos projetos polêmicos na Assembleia.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.