O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Entidades de classe que representam juízes, defensores públicos e promotores e procuradores do Ministério Público divulgaram comunicados manifestando apoio às medidas adotadas pelo governo do Estado para frear o contágio pelo coronavírus no Rio Grande do Sul. As instituições elogiaram a decisão do governador Eduardo Leite de suspender a cogestão do modelo de distanciamento controlado.
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMPRS), que reúne mais de mil procuradores e promotores de Justiça, emitiu nota afirmando que a suspensão da cogestão é a "decisão mais acertada", tendo em vista o crescimento vertiginoso do número de internações e o iminente colapso do sistema de saúde.
"Ao nos solidarizarmos com as famílias das vítimas da Covid-19 e manifestarmos o nosso mais profundo pesar pelas vidas ceifadas desde o início desta pandemia, conclamamos a população para que respeite integralmente os protocolos da bandeira preta adotada em todo o Estado", diz o documento, assinado pelo presidente da entidade, João Ricardo Santos Tavares.
Na mesma linha, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado (Adpergs), que representa 562 defensores, lembrou que já havia recomendado a suspensão da cogestão ao governo do Estado.
"Neste momento dramático pelo qual passa o Rio Grande do Sul, com máxima sobrecarga no sistema hospitalar e intensificação das contaminações pelo coronavírus, é necessário aumentar o rigor das medidas de distanciamento e redução da circulação de pessoas, além de limitar aglomerações em locais fechados", diz comunicado da entidade.
Também em nota, assinada pelo presidente Orlando Faccini Neto, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) manifestou "apoio integral" à decisão do governo do Estado e conclamou os gaúchos "ao respeito estrito para com as medidas preventivas".
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.