Antecipada pela coluna na terça-feira (9), a extinção de seis superintendências regionais do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) foi confirmada nesta quinta-feira (11) pelo secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. Em transmissão ao vivo, Costella (à esquerda) e o diretor-geral da autarquia, Luciano Faustino, detalharam o projeto de reestruturação do Daer.
O propósito das mudanças, segundo Costella, é reduzir custos administrativos, ampliar o investimento em estradas e modernizar o departamento.
Na nova estrutura, as superintendências de Esteio, São Francisco de Paula, Santiago, Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Erechim deixarão de existir. As cinco primeiras serão incorporadas, respectivamente, pelas unidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Alegrete, Santa Cruz do Sul e Santa Rosa.
A unidade de Erechim terá os serviços divididos entre as superintendências de Passo Fundo e Palmeira das Missões. Com o enxugamento, está prevista a economia de R$ 1,15 milhão por ano.
Além da reorganização, o governo pretende obter mais de R$ 200 milhões com permutas e vendas de imóveis das regionais, o que seria suficiente para concluir 20 acessos asfálticos municipais.
— O objetivo é atender a sociedade que está na ponta, que quer uma rodovia em melhores condições de trafego, porque ela salva vidas — resumiu Costella.
Paim volta a advogar
Licenciado da advocacia desde 2017, quando assumiu o mandato na prefeitura de Porto Alegre, o ex-vice-prefeito Gustavo Paim (PP) retomou a carreira. Nesta quinta-feira (11), Paim recebeu a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) das mãos de Ricardo Breier, presidente da seccional gaúcha da entidade.
Mesmo voltando ao escritório, o ex-vice, que concorreu a prefeito em 2020 e ficou em oitavo lugar, pretende continuar atuando na política.
— Sigo na área política, participando especialmente dos movimentos do PP estadual — disse Paim, que é mestre, doutor e professor de Direito Eleitoral.