O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Responsável pela gestão do transporte rodoviário estadual, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) terá a estrutura reduzida. O governo do Estado deve anunciar nos próximos dias a extinção de seis das 17 superintendências regionais do órgão, o que equivale a mais de um terço das unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul.
De acordo com o plano discutido pelo governo, serão fechadas as superintendências das regiões de Esteio, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santiago, Erechim e São Francisco de Paula. Todas serão suprimidas por decreto, a ser assinado pelo governador Eduardo Leite. A minuta do documento já foi enviada à Casa Civil para eventuais ajustes antes da publicação.
Com a redução, as 11 superintendências mantidas deverão absorver as responsabilidades daquelas que deixarem de existir. A tendência é de que os servidores que atuam nas regionais extintas também sejam transferidos para as mais próximas que continuarão existindo. Internamente, a iniciativa é considerada uma maneira de reduzir custos operacionais e modernizar a gestão do departamento.
Subordinadas à direção-geral do departamento, as superintendências regionais são responsáveis por fiscalizar obras e serviço de manutenção das rodovias que estão sob sua circunscrição, além de atividades relacionadas ao tráfego, ao transporte de carga e ao transporte coletivo de passageiros.
Em 2014, no governo Tarso Genro (PT), cogitou-se transformar as 17 bases regionais em escritórios de gestão, mas a ideia não foi colocada em prática.
Três anos mais tarde, já sob a gestão de José Ivo Sartori (MDB), o governo anunciou um plano de fechar oito superintendências e substituí-las por escritórios regionais, em um projeto de reestruturação da autarquia. Mais uma vez, a ideia ficou apenas no papel.
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