O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Para diminuir a burocracia e os custos financeiros na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o governo do Estado vai unificar os contratos com a Procergs, autarquia que fornece esse tipo de serviço ao governo do Estado. Os 95 contratos em vigor entre entes ligados ao governo e a companhia serão transformados em apenas um a partir de abril.
O objetivo é criar uma central de serviços compartilhados para concentrar a relação da Procergs com os órgãos estaduais que precisam dos sistemas disponibilizados pela autarquia. Os vínculos com 46 secretarias, estatais e demais entes da administração direta e indireta serão substituídos por um contato único com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que será responsável por gerenciar o centro de serviços.
Na prática, o novo procedimento evitará que, para cada nova tarefa demandada, seja preciso abrir um expediente para a assinatura de mais um contrato com a companhia. Além disso, todos os órgãos terão acesso a um catálogo de serviços comuns. Titular da SPGG, Cláudio Gastal explica que o novo sistema vai facilitar a gestão do vínculo com a Procergs e retirar das outras secretarias a obrigação de lidar com os contratos de tecnologia.
— Por exemplo, estamos separando as secretarias do Turismo e do Desenvolvimento Econômico. Antigamente, a nova secretaria teria de ter um orçamento para TIC e contratar a Procergs para isso, perdendo tempo em uma atividade-meio. A função da Secretaria de Desenvolvimento Econômico não é se preocupar com contratos de tecnologia, mas sim com a política pública de desenvolvimento — sustenta Gastal.
Além de gerenciar os vínculos da Procergs com o governo, a SPGG também será a porta de entrada única do governo do Estado para contratos de tecnologia da informação com empresas privadas. O propósito é o mesmo: otimizar a prestação dos serviços e diminuir custos para o Estado. Segundo Gastal, em apenas um contrato com uma empresa terceirizada, o novo sistema permitiu a redução do valor de R$ 1,5 milhão para cerca de R$ 450 mil.
Uma avaliação preliminar apontou que, com o centro de serviços implementado, seria possível reduzir 11% do valor total gasto pelo governo do Estado com o setor de tecnologia, que hoje é de R$ 7 milhões por ano.
Aliás
Os serviços de tecnologia não são os únicos a serem centralizados na Secretaria do Planejamento e Gestão. A contratação de estagiários para os órgãos do governo já foi assumida pela secretaria que, no futuro, também será responsável pela gestão de toda a frota de veículos do governo do Estado.
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