O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Um dos compromissos de campanha do prefeito Sebastião Melo, a renegociação da licitação do transporte público de Porto Alegre, com a revisão das isenções concedidas e a busca por alternativas para o financiamento do sistema, terá uma proposta formalizada em até 10 dias. O plano será formulado por um grupo de trabalho concebido nesta segunda-feira (4) e integrado por representantes da prefeitura e das empresas de ônibus.
A criação do grupo foi oficializada em reunião de quase duas horas e meia entre Melo, secretários, membros da Carris e da EPTC e a equipe da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), liderada pela presidente Tula Vardaramatos. Embora o tema do transporte e da mobilidade urbana tenha ficado de fora do discurso de posse, a reunião para tratar do assunto foi o compromisso inaugural do novo prefeito em seu primeiro dia útil no Paço Municipal.
Além da proposta de rever o contrato com as empresas, Melo tem esperança de um aporte de recursos federais para tornar o sistema sustentável. O prefeito de Porto Alegre anunciou que trabalhará para construir um movimento com os outros 25 prefeitos de capitais para dialogar com o presidente Jair Bolsonaro e com o Congresso e pressionar pela ajuda da União.
Em dezembro, Bolsonaro vetou um projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado que destinava R$ 4 bilhões de ajuda federal para sistemas de transporte público em cidades com mais de 200 mil habitantes. Caberá aos deputados e senadores decidirem se mantêm ou derrubam o veto presidencial.
Melo também pretende trabalhar pela alteração das regras de isenção definidas em nível federal, como a gratuidade indiscriminada para pessoas com 65 anos ou mais, independentemente da renda familiar.
— Se é uma questão constitucional, o governo federal tem de ajudar a resolver também, porque o dinheiro está em Brasília — disse o prefeito.
O grupo que formulará a proposta de alteração no sistema de transporte público da Capital será liderado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.