Para que seja confirmada a homenagem ao General Geraldo Miotto na denominação do trecho Sul da BR-116, prevista em um projeto de lei que estava para ser protocolado no início de fevereiro na Câmara dos Deputados, a rodovia precisará mudar de nome. Isso porque, há três anos, a estrada foi batizada com o nome de General Bento Gonçalves.
A lei que confere a denominação do líder da Revolução Farroupilha ao trecho da BR-116 entre Porto Alegre e Jaguarão foi sancionada em dezembro de 2017 pelo presidente Michel Temer. A origem é um projeto de lei apresentado pelo ex-deputado Mendes Ribeiro Filho (MDB) em 2008. Mendes faleceu em 2015, aos 60 anos.
A homenagem a Miotto foi sugerida porque o militar foi o responsável pelas articulações que resultaram no acordo com o Exército para que a corporação assumisse trechos da duplicação da rodovia. Desde a instalação do canteiro de obras, o general fazia visita frequentes para acompanhar o trabalho dos homens do Exército.
Miotto morreu na última quarta-feira (20), aos 65 anos, vítima da covid-19, depois de passar mais de 50 dias hospitalizado. O general foi sepultado em São Marcos, sua cidade Natal.
O deputado estadual Luciano Zucco, tenente coronel do Exército que foi comandado por Miotto, vai procurar um trecho de estrada próximo a São Marcos para sugerir que seja batizado com o nome do general.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.