O expediente na prefeitura de Porto Alegre será normal em todos os dias da semana de Carnaval. Inicialmente, o secretário da Administração, André Barbosa, havia informado que haveria ponto facultativo — que na prática significa feriado — na terça-feira (16).
O prefeito Sebastião Melo, porém, editou decreto eliminando qualquer folga na semana de Carnaval. O objetivo é evitar aglomerações.
No caso dos fiscais, o trabalho durante o Carnaval será redobrado, para coibir festas clandestinas.
Os servidores estaduais terão fim de semana prolongado. Mesmo não sendo feriado oficial, o governador Eduardo Leite liberou o ponto na segunda e na terça-feira de Carnaval.
Projeção nacional
O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, é forte candidato a integrar o Conselho Nacional do Ministério Público. A eleição será em 10 de março. São três vagas, mas Norte e Nordeste se uniram e fecharam duas. Dallazen disputa a cadeira com Paulo Passos, procurador-geral de Mato Grosso do Sul.
Sócio de peso
Com escritórios em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília, o advogado Fábio Medina Osório tem novo sócio em sua banca na capital gaúcha. É promotor aposentado Nilson Rodrigues de Oliveira Filho, 55 anos.
Medina Osório foi promotor e largou o Ministério Público para fazer carreira na advocacia.
Secretariado emperrado
Janeiro chegou ao fim e o governador Eduardo Leite não completou a reforma do secretariado. São muitas peças para encaixar no quebra-cabeça.
No PP, é dada como certa a saída do secretário da Agricultura, Covatti Filho, que deverá ser substituído pela mãe, a deputada estadual Silvana Covatti.
Deputado federal, Covatti diz que só definirá se fica ou se sai depois da eleição para a presidência da Câmara. Ele é um dos coordenadores da campanha de Arthur Lira (PP-AL) e deve retornar em definitivo para a Câmara se se confirmar a vitória de seu candidato, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro.