A caminho do trabalho, na manhã desta quarta-feira, o prefeito Sebastião Melo se incomodou com placas irregulares de propaganda penduradas em postes e resolveu fazer a limpeza com as próprias mãos. Em dois momentos, primeiro na Arlindo Pasqualini, e depois, na Wenceslau Escobar, pediu ao motorista que parasse o carro, desceu de alicate em punho e arrancou as placas – uma de venda de imóvel, e outra, de um salão de beleza.
O segurança que o acompanhava registrou as imagens no celular e, mais tarde, o prefeito as publicou em seu perfil no Twitter.
O prefeito, que carrega dois alicates no carro, orientou o DMLU a retirar todas as placas penduradas em postes, por se tratar de propaganda irregular que enfeia a cidade. Corretores ou proprietários que anunciam imóveis à venda, detetives, pintores ou quaisquer prestadores de serviço que amarram placas com arame, sintam-se avisados: a ordem é mandar as plaquinhas para o lixo.
– Espero que as pessoas tenham mais consciência no uso das áreas públicas e que cada cidadão ou agente do governo faça a sua parte no cuidado com a cidade. Vamos embelezar Porto Alegre – disse Melo à coluna.
No discurso de posse, Melo anunciou que daria especial atenção à estética da cidade. Além de retirar propaganda irregular das ruas, a ideia é “florir a cidade”, por meio de parcerias com floriculturas. A primeira praça a ser embelezada é a Montevidéu, em frente à prefeitura, com a colocação de vasos em torno da fonte La Talavera.
Para estimular os proprietários de prédios particulares a renovarem a pintura, a prefeitura planeja conceder incentivos por meio de desconto no IPTU.