Os canoenses só deverão conhecer depois de 20 de dezembro a equipe escolhida pelo prefeito eleito Jairo Jorge (PSD) para administrar a cidade em seu terceiro mandato. Jairo compara a montagem do do grupo à escalação de um time de futebol:
— O treinador não anuncia ao goleiro num dia e o centroavante no outro. Quero anunciar a equipe completa, depois de ter um diagnóstico de cada secretaria e de conversar com os vereadores e os partidos.
Jairo já tem assegurada na sua base na Câmara com 12 dos 21 vereadores — seis eleitos pelos partidos que o apoiaram no primeiro turno e seis que aderiram à candidatura no segundo turno. A meta é chegar a 15.
A transição acabou prejudicada pela doença do prefeito Luiz Carlos Busato (PTB), que não pode nem votar na eleição, por estar com covid. A vice-prefeita Gisele Uequed editou um decreto definindo detalhes da transição, seguindo o que Jairo fez em 2016, quando Busato foi eleito. O interlocutor do prefeito eleito será o coordenador de sua campanha, Felipe Martini, que desistiu de ser candidato para apoiá-lo, à revelia do PSDB.
Nesta quarta-feira (2), ao deixar o Hospital Mãe de Deus, onde estava internado, Busato ligou para Jairo. Foi uma conversa civilizada, na definição do prefeito eleito, depois da campanha tensa do segundo turno:
— Desejei plena recuperação para o prefeito e ele me desejou sucesso na administração. A campanha ficou para trás. Vamos trabalhar de forma polida e civilizada.
Para poder trabalhar no mês de dezembro com espaços mais amplos para evitar aglomeração, Jairo alugou, “a preço simbólico”, um conjunto de salas na Unilassalle, que está com aulas em modo remoto.
Nesta quinta-feira (3), o prefeito receberá um grupo de médicos para discutir o enfrentamento à covid-19. Nos próximos dias, Jairo pretende reunir um grupo mais amplo, formado por infectologistas e representantes de diferentes setores econômicos. A ideia é, ao contrário do que vem sendo feito na maioria dos municípios, ampliar o horário de funcionamento do comércio para distribuir o público ao longo do dia.
No final da tarde desta quarta (2), Jairo circulou pelas ruas do bairro Rio Branco, onde nasceu, para agradecer aos eleitores pela confiança. No caminhão de som usado na campanha, uma faixa na cor lilás dizia “O prefeito presente voltou. Obrigado, Canoas!”.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.