De acordo com a primeira pesquisa Ibope do segundo turno em Porto Alegre, dos eleitores que declararam ter votado no prefeito Nelson Marchezan (PSDB) no primeiro turno, 84% disseram que votarão em Sebastião Melo (MDB) no segundo turno e 9% em Manuela D’Ávila (PCdoB). Entre os eleitores de Melo, 92% indicaram que repetirão o voto e 7% disseram que, agora, optarão por Manuela. Já entre os eleitores de Manuela, 100% responderam que repetirão o voto na candidata.
Com os apoios que cada candidato recebeu dos derrotados no primeiro turno, o resultado global do Ibope já indicava que os votos dados a Marchezan (que decidiu ficar neutro) migraram majoritariamente para Melo.
O candidato do MDB cresceu 23 pontos entre o resultado do primeiro turno e a pesquisa. No primeiro turno, Marchezan fez 21,07% dos válidos e ficou em terceiro lugar. Melo ganhou o apoio de Valter Nagelstein (PSD), João Derly (Republicanos) e Gustavo Paim (PP), que, juntos, fizeram cerca de 7%.
O PSDB, que havia anunciado a neutralidade, também anunciou que está com o candidato do MDB.
Manuela, por sua vez, cresceu 17 pontos, se comparar o percentual da urna com o da pesquisa. Ganhou o apoio de Juliana Brizola (PDT) e de Fernanda Melchionna (PSOL), que, juntas, fizeram 10,75% no primeiro turno. O restante dos votos obtidos vem majoritariamente de Marchezan.
Leite tem a melhor avaliação
Aos olhos dos porto-alegrenses, o governador EduardoLeite faz um governo melhor do que o prefeito Nelson Marchezan e o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa do Ibope, entre os três, Leite é o que tem maior percentual de bom e ótimo (33%) e o menor de ruim e péssimo (25%).
Marchezan, que não se classificou para o segundo turno, soma 25% de bom e ótimo e 36% de ruim e péssimo, mas 59% responderam que desaprovam seu governo e 34% aprovam.
Já Bolsonaro tem 26% de bom e ótimo 53% de ruim e péssimo. Isso explica, em parte, por que os candidatos que se associaram à imagem do presidente tiveram resultados tão pífios.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.