A primeira pesquisa do Ibope para o segundo turno da eleição para prefeitura de Porto Alegre, divulgada nesta terça-feira (24), mostra Sebastião Melo (MDB) com 54% das intenções de voto e Manuela D'Ávila (PCdoB) com 46%. Nessa comparação, são considerados somente os votos válidos (nulos, brancos e indecisos não são computados), mesma regra adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na divulgação do resultado das urnas.
Nas intenções de votos totais (incluem nulos, brancos e indecisos), Melo tem 49% e Manuela, 42%. Brancos e nulos somam 5%, e eleitores que não sabem ou não responderam são 4%.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa encomendada pela RBS Participações ouviu 805 eleitores de maneira presencial entre domingo (22) e esta terça-feira (24). O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é RS-03118/2020.
Na modalidade espontânea, quando o entrevistado não recebe um disco com os nomes dos candidatos para indicar em quem votará, Melo tem 44% das intenções de voto e Manuela, 40%. Entre os restantes, 1% citaram outros, 7% disseram que vão votar em branco ou anular e 8% não sabem ou não responderam.
O Ibope também divulgou as intenções de voto dos eleitores conforme gênero, faixa etária, escolaridade, raça, religião e renda familiar (os percentuais apresentados a seguir referem-se aos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos).
O percentual mais alto de votantes no candidato do MDB está na faixa etária acima de 55 anos, com 59%, enquanto que a concorrente do PCdoB tem melhor resultado na ponta oposta: 57% entre eleitores de 16 a 24 anos. Com relação ao gênero dos eleitores, Melo tem melhor desempenho entre homens (atinge 51%) e Manuela, entre mulheres (alcança 44%).
Por nível de escolaridade, Melo tem 54% das intenções de voto entre entrevistados com Ensino Médio, enquanto Manuela, 48% na faixa com Ensino Superior. No recorte por raça, o representante do MDB obtém 53% entre eleitores que se declaram brancos e a candidata do PCdoB registra 46% entre aqueles que se declaram pretos ou pardos.
Melo chega a 65% entre evangélicos, enquanto Manuela alcança 24% das intenções de voto desse segmento. Por renda familiar, os percentuais mais altos de Melo estão na faixa de mais de dois a cinco salários mínimos e mais de um a dois salários, com 51%. Manuela chega a 48% no grupo de mais de cinco salários.
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será eleito no próximo domingo, independentemente da intenção de voto. Melo foi citado por 51% dos eleitores e Manuela por 40%.
Ficha técnica
- Contratante: RBS Participações
- Amostra: 805 eleitores presenciais
- Período: 22 a 24/11
- Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança de 95%
- Registro no TSE: RS-03118/2020