O site Porta dos Fundos, crítico de políticos de direita, publicou um vídeo que reúne tudo o que seus integrantes condenam quando a vítima é de esquerda: machismo, preconceito, misoginia e falta de respeito ao trabalho das mulheres na política. Ao atacar a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, do Partido Novo, o Porta do Fundos rebaixou o debate político e se igualou aos que critica.
O vídeo é baixo sob todos os pontos de vista. Para quem é de outro Estado, pode parecer apenas uma piada sem graça, mas o fato de a vereadora mais votada de Curitiba ser do Partido Novo indica que é, sim, Indiara Barbosa o alvo do vídeo grosseiro.
Com a classe que faltou ao roteirista e ao ator que interpreta a vereadora, Indiara escreveu em seu perfil no Twitter: “Apesar de ter sido a vereadora mais votada de Curitiba pelo @PartidoNovo30, certamente essa personagem não sou eu. É uma pena que o @portadosfundos associe o sucesso de uma mulher a alguma conotação sexual. Temos muito trabalho para mudar essa cultura retrógrada”.
Indiara Barbosa merece a solidariedade de todas as mulheres que não compactuam com desrespeito no ambiente da política ou em qualquer outro da sociedade brasileira. Espera-se que as deputadas e senadoras que lutam por igualdade se manifestem contra esse vídeo, que não tem nada a ver com liberdade de expressão. Os autores tentaram, apenas, desqualificar a mulher a quem os eleitores curitibanos deram o maior número de votos em 15 de novembro — 12.147 votos.
Depois, o Porta dos Fundos respondeu ao tuíte da vereadora eleita: