Com a candidatura sub judice após o indeferimento do registro de seu vice, o que significa o risco de não ter os votos validados pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito José Fortunati (PTB) deve renunciar à candidatura a prefeito de Porto Alegre em pronunciamento marcado para as 10h30min de hoje. O anúncio será feito em discurso transmitido pelo Facebook.
Com a decisão, o mais provável é de que o PTB e os demais partidos da coligação de Fortunati embarquem na candidatura de Sebastião Melo (MDB). No início da tarde, dirigentes de MDB e PTB devem se reunir para tratar sobre a eventual aliança. A se confirmar o apoio, Melo deve fazer um pronunciamento nas redes sociais. Equipes de propaganda já estariam de prontidão para preparar peças publicitárias anunciando a união entre Fortunati e Melo.
À coluna, o candidato do MDB, que foi vice-prefeito no segundo governo de Fortunati (2013-2016), disse nesta manhã que não tratou com o PTB sobre um pretenso apoio e que não sabe qual a decisão será anunciada pelo partido.
— Se eles desistirem da candidatura, um minuto depois vou falar com eles. Tenho muito carinho pelo Fortunati, respeito muito grande e relação boa com o PTB. Trabalhamos inclusive no início da campanha para sair uma candidatura única de MDB, PTB, DEM e PP. Agora, eu não farei nenhum movimento enquanto esse assunto (possibilidade de renúncia) não estiver resolvido — declarou Melo.
Na segunda-feira, o candidato do MDB ligou para Fortunati logo depois da decisão do TRE, para "prestar solidariedade".
A renúncia deve ocorrer porque o candidato a vice na chapa de Fortunati, André Cecchini (Patriota) teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral, por não estar filiado em tempo hábil para concorrer. Como não há mais possibilidade de substituição, haveria grande possibilidade de que os votos dados à chapa fossem anulados.
Na terça-feira (10), o candidato a vereador pelo PTB Luiz Braz chegou a publicar um vídeo nas redes sociais garantindo que a candidatura de Fortunati estava mantida. Nesta quarta, a gravação não estava mais disponível.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.