Primeiro entrevistado na série de sabatinas sobre educação com os candidatos a prefeito de Porto Alegre que aparecem nos primeiros lugares na pesquisa do Ibope, o deputado Sebastião Melo (MDB) reconheceu que as escolas precisam mudar para se tornar mais atrativas.
As sabatinas fazem parte de um projeto nacional do movimento Todos pela Educação. Em Porto Alegre, a parceria é com Zero Hora. São 30 minutos de questionamentos com foco na educação. O repórter Guilherme Justino, que participou da entrevista, resumiu os principais pontos em GZH.
Melo evitou fazer promessas que considera impossível cumprir por falta de recursos. Zerar a fila das creches, por exemplo, que tem pelo menos 6 mil crianças, o candidato disse que é um compromisso que não pode assumir.
O deputado titubeou quando foi questionado sobre os projetos para a primeira infância. Mencionou o Primeira Infância Melhor, do governo do Estado, disse que vai estudar os programas federais, mas não entrou em detalhes.
Mais de uma vez, o candidato garantiu que não fará terra arrasada das iniciativas do prefeito Nelson Marchezan. Repetiu o mantra do ex-prefeito José Fogaça, que se elegeu prometendo manter o que estava bom e mudar o que fosse preciso.
Melo foi enfático na resposta à pergunta sobre se esperaria pela vacina para retomar as aulas presenciais: de jeito nenhum. Disse que as escolas terão de estar prontas para receber os alunos com segurança e que vai trabalhar para convencer os professores a retornarem.
O candidato previu que a evasão aumentará com a pandemia e que caberá à prefeitura procurar essas famílias e convencê-las da necessidade de devolver os filhos à escola.
Para além da pandemia, Melo admitiu que o maior desafio será melhorar os índices de aprendizagem, já que há anos as escolas de Porto Alegre registram no Ideb resultados abaixo da meta do ano e inferiores aos de outras capitais. Uma das ideias é expor em cada escola totens com o Ideb do ano anterior e a meta a ser buscada no ano seguinte.
Próximas entrevistas
A partir da pesquisa de intenção de votos Ibope/RBS TV de 5 de outubro, foram convidados, além de Melo, também Manuela D’Ávila (PCdoB), José Fortunati (PTB) e Nelson Marchezan (PSDB). Confira a agenda com as próximas sabatinas:
- Nelson Marchezan (PSDB) – 3/11, às 14h
- Manuela D’Ávila (PCdoB) – 5/11, às 15h
- José Fortunati (PTB) – 6/11, às 11h
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.