O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Irmã do deputado federal Danrlei de Deus (PSD), a dona de casa Samara de Deus Hinterholz teve sua candidatura a vice-prefeita de Horizontina indeferida pela Justiça Eleitoral. Ela se lançou candidata na chapa encabeçada por Marcos Aurélio Schneider. Ambos são filiados ao PSD.
A causa suscitada para a inelegibilidade foi o período de desincompatibilização de cargo público. Samara ocupou o posto de diretora do Departamento de Meio Ambiente na prefeitura local até o dia 14 de agosto, três meses antes da eleição.
Conforme decisão da juíza Cátia Paula Saft, da 120ª Zona Eleitoral, o cargo faz parte do primeiro escalão da administração municipal e, por isso, a candidata deveria deixar o posto pelo menos seis meses antes do pleito, conforme a legislação eleitoral.
"Logo, imperiosa a aplicação do mesmo prazo de desincompatibilização previsto para os Secretários Municipais - 6 (seis) meses - sob pena de tratar diferentemente cargos análogos, distintos entre si unicamente pelo nome atribuído a cada função”, escreveu a magistrada, na sentença.
Ao se manifestar no processo, a defesa da Samara alegou que a função exercida por ela era “meramente administrativa, sem potencialidade de influenciar politicamente”. A candidata ainda pode recorrer da decisão.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.