O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A executiva nacional do PSDB proibiu a coligação com Jairo Jorge (PSD) na disputa pela prefeitura de Canoas e exigiu que o partido faça parte da aliança que dará suporte à tentativa de reeleição do prefeito Luiz Carlos Busato (PTB). As determinações constam em uma resolução expedida nesta quinta-feira (3), véspera da convenção municipal, marcada esta sexta (4).
As ordens superiores foram emitidas depois que o pré-candidato tucano Felipe Martini anunciou a desistência da disputa eleitoral e o apoio a Jairo, assumindo a coordenação de campanha do ex-prefeito. O PTB reagiu e a direção estadual do PSDB entrou em campo para garantir o apoio a Busato.
A resolução, assinada pelo presidente nacional do partido, Bruno Araújo, sublinha que o estatuto do PSDB estabelece que cabe “ao órgão de direção nacional do partido estabelecer as normas” referentes a escolha e substituição de candidatos e à formação de coligações. O apoio a Busato é justificado como uma "atenção aos interesses estratégicos do PSDB".
Além da parceria no governo do Estado (o governador Eduardo Leite é filiado ao PSDB e o vice, Ranolfo Vieira Júnior, ao PTB), os trabalhistas vão apoiar candidatos tucanos ao Executivo em Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria.
Martini lamenta e diz que segue na coordenação de Jairo
Presidente do PSDB em Canoas, Felipe Martini lamentou a decisão da executiva nacional e disse que seguirá na coordenação de campanha de Jairo Jorge. Segundo ele, a decisão de apoiar o ex-prefeito foi bem recebida pelos candidatos tucanos à Câmara de Vereadores.
— Sou de seguir regras. Vamos cumprir a determinação, mas lamento profundamente essa intervenção. O partido da social-democracia rasga seu estatuto ao intervir em um diretório democraticamente eleito, com a maior convenção da história de Canoas.
Apesar da queixa, Martini pretende seguir na presidência municipal do PSDB em Canoas.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.