Diante da abertura do processo de impeachment de Nelson Marchezan, 47 integrantes e ex-integrantes do primeiro escalão do governo lançaram na tarde desta quinta-feira (27) um documento de apoio ao prefeito de Porto Alegre. Batizado de “Manifesto em defesa de uma gestão voltada ao interesse público”, o documento não tem a assinatura de todos os que passaram pelo governo, naturalmente, porque vários se tornaram adversários. É o caso de Kevin Krieger (PP), o primeiro a pedir o boné, no início da gestão, e Ricardo Gomes (DEM), que será vice de Sebastião Melo (MDB) na eleição de novembro.
O número de assinaturas é indicativo da alta rotatividade no governo de Marchezan. Mesmo secretários que não aguentaram o ritmo ou o gênio difícil do prefeito estão entre os que subscrevem o manifesto.
“Nós, que vivemos nos últimos anos uma gestão responsável, honesta e voltada para os 1,5 milhão de porto-alegrenses, não podemos aceitar calados o que está acontecendo com um gestor ético e transparente, e que sempre teve coragem para agir quando outros calaram ou fecharam olhos e ouvidos”, diz um trecho do documento.
O manifesto termina com um apelo aos vereadores:
“Orgulhamo-nos de ter a oportunidade histórica de trabalhar pela população de Porto Alegre e de participar e de ter participado de uma gestão que brigou muito contra a velha política, contra os interesses egoístas e individuais, e que lutou para fazer diferente, e melhor, todos os dias do seu governo. Por tudo isso, que os vereadores aceitem que sejamos julgados, junto com o prefeito, pela cidade, nas urnas, por nossas intenções e realizações. Nós confiamos que Porto Alegre saber escolher e decidir o seu futuro."
Leia a íntegra do documento e a lista dos que subscrevem o manifesto:
“Manifesto em defesa de uma gestão voltada ao interesse público
Neste momento de intensa movimentação política e partidária na nossa cidade, que impacta no debate público sobre complexas questões sanitárias, sociais e econômicas, nós, secretários, ex-secretários, dirigentes e ex-dirigentes de autarquias e fundações municipais da gestão Marchezan, viemos a público expressar nosso total apoio ao Prefeito Nelson Marchezan, que vem transformando a gestão pública de Porto Alegre.
Desde o início de seu mandato, o Prefeito Nelson Marchezan manteve-se firme no objetivo de construir um governo preocupado em melhorar a vida dos cidadãos de Porto Alegre, acima de tudo. Para isso, se cercou de cidadãos que estivessem dispostos a abdicar de suas vidas pessoais, sem qualquer finalidade político-partidária, e que viram nesse convite uma oportunidade de deixar suas zonas de conforto para colocar em prática somente aquilo que seu embasamento técnico e seu senso de compromisso público apontavam como as melhores escolhas para a cidade. Pessoas que, depois de uma vida profissional consolidada, resolveram dedicar esforço e conhecimento para contribuir com a cidade que amam e desejam melhorar.
Não foram momentos fáceis. Afinal, mudar, de verdade, nunca é fácil. Porto Alegre é uma cidade que enfrenta muitos desafios, e o momento da mudança era inadiável. Muitos embates precisaram ser feitos com os mais diversos interesses, muitos deles com forte viés ideológico e partidário. Nichos e feudos precisaram ser rompidos, que há muito tornavam a população, especialmente a mais necessitada, refém da máquina pública ineficiente.
Apesar de tudo isso, das fake news, das incompreensões, dos desgostos e das agressões injustas, achamos que é uma luta que valeu – e vale – a pena.
A reforma da máquina administrativa, a revisão de contratos há muito estabelecidos que não mais atendiam às necessidades da população, o avanço na qualificação dos serviços públicos através da desestatização, a luta pela justiça tributária, a digitalização de serviços prestados, a ampliação do acesso à saúde, à educação e à assistência social, a qualificação nas ações de zeladoria, a desburocratização de empreendimentos, a ampliação e melhoramento da infraestrutura urbana, a requalificação dos espaços públicos, além de uma série incontável de avanços para os porto-alegrenses, só se tornaram realidade graças à liderança, à coragem e a confiança depositadas por Marchezan em sua equipe de gestão.
Sempre houve cobrança, mas sempre houve autonomia proporcional à responsabilidade do cargo que ocupamos. Dizer não a pedidos de favorecimento, afastar quadros suspeitos e agir sempre pautados pela ética, legalidade e interesse público, em muitos momentos causaram estranheza àqueles que estavam acostumados com velhas práticas. Mas na gestão Marchezan esses sempre foram princípios fundamentais.
Defender ações de real benefício à maioria da população muitas vezes confronta com o interesse particular de pequenos grupos.
Nós, que vivemos nos últimos anos uma gestão responsável, honesta e voltada para os 1,5 milhão de porto-alegrenses, não podemos aceitar calados o que está acontecendo com um gestor ético e transparente, e que sempre teve coragem para agir quando outros calaram ou fecharam olhos e ouvidos. E os que estão aqui precisam deste aval para continuar o trabalho que fizemos, ou aquilo que sempre valeu a pena deixará de valer.
Orgulhamo-nos de ter a oportunidade histórica de trabalhar pela população de Porto Alegre e de participar e de ter participado de uma gestão que brigou muito contra a velha política, contra os interesses egoístas e individuais, e que lutou para fazer diferente, e melhor, todos os dias do seu governo.
Por tudo isso, que os vereadores aceitem que sejamos julgados, junto com o prefeito, pela cidade, nas urnas, por nossas intenções e realizações. Nós confiamos que Porto Alegre saber escolher e decidir o seu futuro."
- Adriano Naves de Brito
- Bruno Miragem
- Bruno Vicente Becker Vanuzzi
- Christian Lemos
- Darcy Nunes dos Santos
- Eduardo Wolf
- Emerson Correa da Silva
- Erno Harzheim
- Fabio Berwanger
- Juliano Fernando Pimentel
- Germano Bremm
- Giovani Tubino
- Helen dos Santos Machado
- Hiratan Pinheiro da Silva
- Iara Silvia Lucas Wortmann
- Ivana Maria Genrro Flores
- Joel Lovatto
- José Alfredo Pezzi Parode
- José Eduardo Macedo Cidade
- Juliana Garcia de Castro
- Leandro Tittelmaier Balardin
- Leomar Nestor Teichmann
- Leonardo Hoff
- Leonardo Lima Marques
- Leonardo Maranhão Busatto
- Liziane Baum
- Luciane Skrebsky de Freitas
- Luciano Alabarse
- Marcelo Gasen
- Marcelo Soletti de Oliveira
- Marco Antonio Karam
- Marcos Feier Fróes
- Maria de Fátima Zachia Paludo
- Mario Luis Colpo Marchesan
- Mario Santa Maria Junior
- Maurício Fernandes
- Natan Katz
- Orestes de Andrade Júnior
- Nelcir Tessaro
- Pablo de Lannoy Stürmer
- Paulo Roberto Miranda
- Renan da Silva Aguiar
- Renê Jose Machado de Souza
- Solimar Amaro
- Thiago Barros Ribeiro
- Vera Ponzio
- Viviane Diogo