O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O deputado estadual Airton Lima (PL) participou de parte da sessão plenária virtual da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19) dirigindo um automóvel. A imagem de Lima conduzindo o veículo apareceu em diversos momentos na transmissão da reunião pela TV Assembleia.
No início da sessão, por volta das 14h20min, o deputado estava em seu gabinete. Vinte minutos depois, apareceu na tela já atrás do volante do carro, que estava em movimento.
O deputado permaneceu participando da sessão e dirigindo o carro por pelo menos 30 minutos. Por volta das 16h, quando voltou a aparecer, Lima já estava em casa, fora do veículo.
À coluna, o parlamentar disse que não percebeu que a câmera do celular estava ligada e que sua intenção era de acompanhar a sessão apenas por áudio enquanto dirigia. Segundo o deputado, o deslocamento foi necessário por questões pessoais.
— Não havia percebido que a câmera estava ligada, me avisaram depois. Mas eu estava atento ao trânsito, tanto que nem percebi — disse Lima
Conforme o advogado Cristiano Machado, especializado na área do Direito de Trânsito, a atitude pode ser considerada uma infração de trânsito. Conforme o advogado, o ato pode ser enquadrado no artigo 169 do Código Brasileiro de trânsito, que prevê multa para quem dirigir “sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
— O risco que o motorista está causando ao transito, nessa caso, é imenso. O foco se divide entre a direção e a reunião e qualquer acontecimento na via pode ser motivo para ocorrer um acidente — afirmou o advogado.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.