O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Eduardo Leite enviou ofício ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmando posição favorável do Estado à federalização de uma estrada que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina, nos Campos de Cima da Serra. No mesmo documento, o governador pediu que a pasta priorize ações para a recuperação da Ponte das Goiabeiras, localizada sobre o Rio Pelotas, entre os municípios de Bom Jesus (RS) e São Joaquim (SC).
A manifestação de Leite era necessária para dar andamento ao processo de federalização do trecho gaúcho da rodovia. A lei que autorizou o repasse, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB), chegou a ser vetada pelo então presidente Michel Temer, mas o veto foi derrubado pelo Congresso em 2018.
Embora já denominado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como BR-438, o trecho de 161 quilômetros que percorre os dois Estados, conhecido como Rota Caminhos da Neve, ainda não foi cedido à União.
"Comunico que a Rota Caminhos da Neve é estratégica para a integração viária entre a Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Serra Catarinense e Vale do Araranguá, regiões de relevância econômica, a qual permitirá a redução de distanciamento para o escoamento da produção, como é o caso da maçã, madeira, batata e a pecuária em geral, permitindo melhores condições ao fluxo turístico entre essas regiões, resultando uma melhor qualidade de vida para o povo serrano", escreveu o governador.
O pedido para que o governador confirmasse o interesse do Estado na federalização da estrada partiu do deputado estadual Paparico Bacchi (PL). O parlamentar argumenta que a agilização do repasse ao governo federal facilitará a pavimentação dos cerca de 53 quilômetros da rota que estão com obras paralisadas e a recuperação da ponte, que tem estrutura precária de madeira e já foi interditada em diversas oportunidades.
— Além de desafogar a BR-116 e BR-101, a BR-438 encurta a distância entre pontos estratégicos da região Sul do Brasil. A conclusão do asfalto e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Pelotas poderão incrementar o turismo na região das serras gaúcha e catarinense, incrementar a ocupação do ramo hoteleiro, oportunizar novos negócios e reduzir as perdas no escoamento da produção primária — destaca o parlamentar.