O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Diante da perspectiva de mudanças estruturais no cenário econômico local e internacional depois das medidas de isolamento provocadas pelo coronavírus, o governo do Estado está preparando um conjunto de medidas para a retomada da economia no pós-pandemia. Construído mediante interlocução com empresários, entidades setoriais e consultorias, o plano está sendo articulado pelo secretário de Planejamento e de Governança e Gestão, Cláudio Gastal.
Sedimentada no diálogo com o Tranforma RS, um hub colaborativo entre empresas, universidades e governo, com o Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico da Assembleia Legislativa e com representantes de entidades como Fecomércio, Fiergs, Farsul e Federasul, a proposta se dedica tanto a identificar eventuais mazelas quanto em encontrar oportunidades com a transformação do cenário local. Consultorias internacionais como Advent, KPMG e Boston Consulting Group também estão sendo ouvidas para projeções de transformações em nível global.
— Não se trata de um plano de abertura, mas sim de identificar os gargalos e as dores de cada setor neste momento e o que o Estado pode fazer para colaborar, além das oportunidades que surgirem — explica Gastal.
Entre as primeiras medidas do plano está o lançamento de uma linha de microcrédito assistido para pequenas empresas pelo Banrisul, que deve ocorrer nos próximos dias. O Estado também está perto de formalizar acordo com a empresa Airbnb para a divulgação de destinos turísticos locais na plataforma.
Outra providência analisada, segundo Gastal, é disponibilizar o acesso 100% digital ao Fundo Operação Empresa (Fundopem), principal mecanismo de atração de investimentos do Estado.
— O ideal seria apresentar um plano finalizado, mas a urgência de algumas medidas, como a concessão de microcrédito, nos demanda colocá-las em prática imediatamente — diz o secretário.
Aliás
O governo do Estado encaminhará para a Assembleia até o fim do mês a proposta de unificação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, que resultará na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). IPE Saúde, Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e Procergs ficarão vinculados à pasta.
Aliás II
Em Porto Alegre, a prefeitura lança nesta quinta-feira (2), em videoconferência, uma plataforma online de apoio aos micro e pequenos empreendedores durante a pandemia do coronavírus e de projeção para a retomada econômica da Capital. A iniciativa tem participação do movimento Pacto Alegre e da Aliança pela Inovação, articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos.