O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Em nova alteração no plano de distanciamento controlado, o governo do Estado fez um ajuste no momento de entrada em vigor das bandeiras atribuídas às regiões do Estado. A partir desta semana, caso a bandeira de determinada área seja menos restritiva, as normas mais brandas entrarão em vigor a partir do sábado, e não da terça-feira, como ocorrerá em caso de endurecimento nas regras.
A mudança foi formalizada no domingo (21), em decreto publicado na edição extra do Diário Oficial do Estado. Na prática, a alteração beneficia áreas que passarem de um quadro mais grave para um cenário mais controlado — da bandeira vermelha para a laranja, ou da laranja para a amarela, por exemplo.
A partir desta semana, as bandeiras preliminares (sobre as quais prefeituras e associações municipais poderão apresentar recurso) serão divulgadas às sextas-feiras. Caso as regras forem abrandadas, portanto, os municípios com melhoria nos índices poderão flexibilizar as restrições já no dia seguinte.
No caso de bandeiras mais rígidas, no entanto, os recursos poderão ser enviados durante o final de semana e serão avaliados na segunda-feira pelos técnicos do governo do Estado. A adoção das bandeiras mais restritivas continua prevista para a terça-feira.