O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
A ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016, gravou um vídeo prestando solidariedade à prefeita de Maximiliano de Almeida, município do Norte do RS. Dirlei Bernardi dos Santos (PT) é alvo de dois processos de afastamento na Câmara de Vereadores. Na mensagem, Dilma recomendou "serenidade e cabeça erguida" a Dirlei e seus correligionários.
— Sei muito bem como é difícil passar por uma injustiça como essa, sem ter cometido qualquer crime de responsabilidade que justifique a interrupção de um mandato conquistado pelo voto popular. Uma coisa eu posso afirmar para vocês: é o povo quem mais sofre quando a democracia é ferida — disse a ex-presidente.
A prefeita, que está no primeiro mandato, foi denunciada por supostas irregularidades em eventos realizados no município. Os pedidos foram apresentados à Câmara depois que o PP, partido de seu vice-prefeito, deixou a base de apoio do governo.
Segundo Dirlei, o objetivo do processo é impedir sua candidatura à reeleição:
— Fiquei emocionada com o vídeo, porque ela (Dilma) passou por tudo isso, assim como eu estou passando. Por ser mulher, a gente sabe o quanto ainda enfrenta preconceito. Esse vídeo me deixou com muito mais coragem e serenidade — afirmou a prefeita.
Caso Dirlei seja afastada, o vice-prefeito Mauri Branco (PP) assumirá a prefeitura.